Tradutor / 翻译 / Traducteur / Übersetzer / Traduttore / 翻訳 / Translator / переводчик / Traductor

Papo de velho

          Quando eu era criança eu não queria crescer! Um dia eu tava chorando muito, devia ter uns 8 anos, em pânico porque me toquei de que um dia eu ia ser adulta e não poderia mais brincar com as minhas Barbies, ia ter que parar de andar só de calcinha na rua... A minha mãe tentou me convencer de todo jeito que era bom crescer, mas eu não levei muita fé naquilo. Aí a minha irmã mais velha veio conversar comigo, me explicou que se eu não crescesse eu ia perder minhas amigas, porque elas cresceriam, casariam, todas iam ter filhos e eu ia continuar pequena, brincando com as minhas Chuquinhas. É, ela me convenceu! Ainda bem, porque eu não teria mesmo como evitar crescer, né?
          A minha sobrinha vai completar 10 anos e eu fiquei encarregada de montar a trilha sonora da festa que, pasmem, tem como tema O Fantasma da Ópera. Nada muito convencional pra uma criança, mas pelo menos prova que a menina tem um gosto interessante para as artes. A questão é: no processo de seleção musical eu esqueci que a festa era pra uma criança que ainda não chegou a uma década de vida. Selena Gomez, Anahí, Big Time Rush, Isa TKM... ai, isso é tão... tão... música de gente grande! É tudo muito amoroso, muito adulto, muito sensual. Cadê as músicas que a gente escutava, dançava e eram tão inocentes? “Uni, Duni, Duni, Tê/ Oh! oh! oh! oh! oh!/ Salamê Minguê/ Oh! oh! oh! oh!/ Um sorvete colore/ Sonho encantado, onde está você?” Eu tive uma infância anos 90, e ninguém nunca teve uma melhor! Parece coisa de gente idosa, mas “naquele tempo” (rsrs) tudo era tão legal que até as “bruxinhas” eram bonitinhas, com suas vassouras de capim... Lembra? Ouça aqui!
          “Naquele tempo”, as crianças tinham discos de vinil (eu tinha tudo!) e cantavam coisinhas bonitinhas, como: “Mãe, me dá um dinheirinho...” ou “Eu tenho a força, sou invencível...” ou até “Vamos brincar de índio...”. Hoje a coisa é bem diferente, é: “Let's get crazy!! Get up and dance, Take a swing..." ou “Baby, come on let me show you, show you what I can do..." Nossa! Não quero ser radical, mas tem coisa mais linda que uma criança que fala como criança, se veste como criança e vive como criança? Quando a criança era eu, a coisa mais romântica que a gente ouvia era isso: 


          Depois de tudo isso eu cheguei a uma conclusão... As crianças de hoje em dia estão crescendo muito rápido. Eu e as minhas amigas ainda não crescemos, e não vamos crescer. Não tenho mais medo...

6 comentários:

  1. Que post lindooo Gitanaa!Além de uma voz lindíssima,você também tem o dom de escrever...me emocionei de verdade!

    ResponderExcluir
  2. Que inspiração em!!!!vc cresceu mesmo...rsrsr
    Tudo é verdade...Meu filho mais velho tem 10 anos e as vezes me assusto com as coisas que ele fala...meu filho mais novo de 7 anos a banda que ele mais gosta...aliás, adora...é Roupa Nova...meu filho do meio tem 8 anos tbm as vezes me assusta com tanta maturidade...é isso ai...

    ResponderExcluir
  3. E olha que Julia é bem criança se comparada a algumas amigas dela que já tem orkut e facebook e ela chora porque não tem!kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Tempo de criança... muito bom mesmo!!!, mas todos nós temos a criança guardada dentor do peito, as vezes deixamos ela adormecer, mas de vez enquando ela acorda e faz aquela baguça gostosa!!!!!
    Parabens Gitana!! belo Post

    ResponderExcluir
  5. EU TBM DESCOBRI QUE SOU CRIANÇA GI....
    PQ AINDA GOSTO MUITO DAS MUSICAS INFANTIS DOS ANOS 80 E 90....

    ResponderExcluir
  6. Amiga me fez viajar no tempo com essas lindas palavras, Outro dia me senti muito mal, pq ao chegar em uma casa pra visitar um amigo, veio uma criança e gritou "PAi tem um homem aqui lhe esperando" Isso pra mim foi uma das piores coisas que já ouvi, estava tão acostumado com "Pai tem um menino aqui te esperando" que fiquei reflexivo o dia inteiro... Mas é isso, o tempo é mistério e sempre tem segredos pra nos revelar... mas pensando pelo lado positivo das coisas e como você já citou esse destino é inevitável... O que podemos fazer, é tentar resgatar essa nosssa infãncia e cultivar isso entre os nossos filhos , sobrinhos e amigos... Adorei seu texto!!! Adoro quando leio algo que me deixa reflexivo. Beijos e muito sucesso nessa luta corrida!!!

    ResponderExcluir